PROJETOS CULTURAIS

Conheça as Principais ações CULTURAIS apoiadas pela AXXO Construtora

Buscar Obras

Search
Generic filters

O Poder Transformador da Cultura no ESG

Investir em cultura vai além de patrocínios: é uma estratégia de impacto social que gera inclusão, desenvolvimento econômico e preservação de identidades. Projetos culturais empoderam comunidades vulneráveis ao:

  • Combater desigualdades – Oferecem oportunidades para jovens em comuniades periféricas e empreendedorismo local em comunidades diversas (indígenas, quilombola e afastadas dos grandes centros);
  • Gerar renda – Movimenta economias locais através de promoção de feiras de artesanato, consumo local e aumento na ocupação de hospedarias;
  • Promover educação – Oficinas e workshops estimulam o aprendizado criativo e aumenta o nível de consciência ambiental, diversidade e tolerância entre os povos;
  • Fortalecer bem-estar – A arte serve como ferramenta terapêutica em áreas de vulnerabilidade e celebra a vida;
  • Preservar saberes tradicionais – Projetos com indígenas, quilombolas e incentivo a tradição local unem cultura e sustentabilidade.

Empresas que apoiam a cultura não cumprem apenas seu papel social, criam legados perenes, enquanto constroem relações autênticas com as comunidades. Cultura, quando integrada ao ESG, vira ponte para um capitalismo mais humano e inclusivo.

Festivalde Jazz do Capão

Desde 2017, o Festival de Jazz do Capão é um Evento Calendarizado, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, com complementação através da Lei Rouanet. 

Na edição de 2024, o Festival de Jazz do Capão abraça e apresenta a causa “Pelos Direitos da Natureza”, que propõe a transição de uma visão antropocêntrica para uma ecocêntrica ao defender uma perspectiva relacional mais harmônica entre as pessoas e a natureza, por entender que a música e as artes têm o poder de abrir as mentes e sensibilizar os corações humanos.

Já é tradição do FJC promover uma campanha de conscientização ambiental, através das suas redes sociais, não só nos dois dias do evento, como também no período que o antecede. O objetivo é reduzir ao máximo os impactos causados pela grande quantidade de público que visita o Vale do Capão durante o festival. O projeto ainda realiza uma parceria com grupos ambientais locais, como o Recicla Capão e o Grupo Ambientalista de Palmeiras.

Além da concientização ambiental e estímulo ao comercio local, o Festival também promoveu workshops e oficinas para treinamento e capacitação de jovens da comunidade.

Número de Edições

+

Pessoas por Edição

+

Veja algumas ações do Festival do Jazz do Capão

Skip to content