A Axxo, empresa especializada em construção civil, de origem baiana e com atuação nacional, é mais uma das construtoras que têm adotado práticas ESG em suas atividades. Em entrevista ao BNews, o diretor Paulo Henrique Amorim e a gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) da corporação, Nayara Dourado, mencionaram os programas e iniciativas que tem desenvolvido em prol da agenda que trata sobre meio ambiente, responsabilidade social e governança.

BNews: quais as principais ações da Axxo Construtora em prol do meio ambiente?
Paulo Henrique Amorim: os fatores ambientais estão diretamente relacionados aos resíduos que a empresa gera, à energia/recursos naturais que ela utiliza para manter suas operações em dia e obviamente aos impactos de tudo isso no meio ambiente. Além disso, também se refere aos esforços para diminuição das emissões de CO2, que contribuem para o aceleramento das mudanças climáticas.
Gestão de resíduos: Na Axxo procuramos fazer uma gestão de resíduos visando evitar desperdícios e sempre que possível tornar a obra mais sustentável, por meio da reciclagem e reutilização de materiais. Neste sentido destinar adequadamente os resíduos é fundamental.

Economia de recursos naturais: Outro tópico que para nós é muito importante é a utilização de recursos naturais. É preciso economizar água e energia elétrica do início à conclusão da obra. Neste sentido, sempre que possível a gente implementa um sistema de captação da água da chuva para utilização nos vasos sanitários, lavagem de equipamentos e limpeza do canteiro e até em alguns processos produtivos.

Lógico que não dá para fazer isso em todas as obras, sobretudo por conta dos índices pluviométricos baixos em algumas localidades. Além disso, nos preocupamos em conscientizar constantemente nossos colaboradores, por meio de treinamentos e campanhas internas, quanto ao uso racional dos recursos naturais não apenas nas obras onde eles trabalham, mas também em suas casas a fim de que eles ajam de forma mais consciente, para além das instalações da empresa.

Programa Carbono Zero: outra preocupação nossa diz respeito às emissões de CO2 provenientes das nossas atividades. Desde o ano passado, iniciamos o Programa Carbono Zero com o objetivo de conhecer este processo e assim, compensar a emissão de CO2 das nossas obras. Iniciamos com o inventário de 2 obras no ano passado, e este ano demos prosseguimento. Nós entendemos que essa é uma realidade mundial e as mudanças climáticas um assunto urgente.

Continuar lendo em…

https://www.bnews.com.br/noticias/entrevista/bnews-esg-axxo-construtora-adere-programa-carbono-zero-e-outras-inciativas-esg.html